terça-feira, 2 de maio de 2023

PARA'Í - resenha de filme

     Com atraso de alguns dias, enfim registro publicamente a satisação de assistir PARA'Í, produção da Descoloniza Filmes, direção de Vinicius Toro, colega meu de faculdade, e envolvimento criativo total na realização dos guaranis da Terra Indígena Jaraguá.



    A história é centrada em Pará, uma adorável garotinha indígena que vive com sua família e seu povo na empobrecida aldeia da zona norte da capital paulista. Quando encontra uma espiga de milho com grãos coloridos e tenta plantá-los no ínfimo pedaço de terra que sua aldeia dispõe, ela inicia um reencontro com suas raízes, desvendando os costumes e a relação dos guaranis com a natureza, e, sobretudo, estreitando relações com o pai, que vinha se afastando das origens na tentativa de se integrar à sociedade branca.
    A causa indígena muito me interessa e ver um colega de turma envolvido é uma imensa alegria, ainda mais descobrindo que o resultado é uma obra sensível, delicada e, sobretudo, muito sincera, conseguindo aproximar o espectador da perplexidade, incômodo e preocupação dos guaranis sobre seu povo diante da massacrante presença da sociedade branca.
    Destaque para as crianças (hoje já adolescentes) ótimas em seus papéis - mérito delas, claro, e da preocupação do diretor com direção de elenco mirim, que pude testemunhar e colaborar na faculdade.
    Peço desculpas por não ilustar com tantas fotos um filme que considero tão digno de elogios, mas fiquei tão envolvido durante a sessão que mal lembrei de tirar uns stills (mesmo que proibido pela SPCine).
    Parabéns, Vina!
    Parabéns, povo guarani do Jaraguá!
    Viva a causa indígena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário