sexta-feira, 10 de abril de 2020

Yeshua Absoluto - resenha de HQ

    Páscoa na pandemia, não tem aparecido lá muitas indicações de versões da Paixão, mas aqui vai uma que me encantou profundamente: o magnífico YESHUAH, do quadrinista Laudo Ferreira.

    Lançado originalmente em 3 partes, mas que adquiri numa versão única publicação pela Editora Devir, trata-se de um olhar para a vida de Jesus Cristo por uma ótica bem realista - a Judeia e seus personagens da Antiguidade são enrugados e castigados tanto pelo sol quanto pelas condições e leis da época, e os nomes das cidades e dos personagens, transcritos fielmente do hebraico, um idioma rascante e gutural, contribuem muito pra sentirmos a aridez desse período histórico e cenário. A arte de Laudo (magnificamente artefinalizada por Omar Viñole), é bastante estilizada nos traços humanos e excelente ao tembém retratar essa dureza e dar expressividade aos seus personagens.
    Mas a obra vai além, pois Laudo buscou muito embasamento pra compor sua obra: além dos Evangelhos canônicos, leu os apócrifos e muitos tratados e estudos teológicos para se inspirar na composição da história e dos seus personagens (então, puristas da versão bíblica, se vocês se ofendem com qualquer coisa que não seja o das Escrituras, evite) e levou vários anos, trabalhando nas horas livres, para realizar este trabalho. O resultado é uma trama dramaticamente muito coesa e uma jornada espiritual soberba - são extasiantes os momentos de Jesus sendo batizado no Rio Jordão e da crucificação vista pelo olhar de Maria Madalena, que tem uma participação estupenda, e o próprio Laudo, em entrevista ao canal que colaboro Fora de Sintonia  (vídeo abaixo), contou que foram especialíssimas as sensações e sentimentos que vivia enquanto compunha essas páginas.


     A obra, claro, não tem a pretensão de ser a interpretação definitiva e universal da passagem do Cristo, mas estimula muita coisa a refletir e se emocionar com sobre religião, espiritualidade e, por que não, misticismo.
    Super recomendado tanto pra esta época de Páscoa como para qualquer outra, seja você um cristão ou alguém que goste de arte sensível e muito inspirada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário